Notícias

Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Rio Azul Apreciam Projeto de Lei que Institui o "Dia do Evangélico

"Data proposta é dia 27 de outubro, em homenagem ao primeiro tradutor da Bíblia para o português, João Ferreira Annes d'Almeida"
  • Categoria: Política
  • Publicação: 11/06/2024 11:21
  • Autor: Fábio Souza
Nos próximos dias, a Câmara Municipal de Rio Azul deve votar o projeto de lei recebido do executivo que institui o "Dia do Evangélico" no município. A data que consta no projeto de lei para esta comemoração é o dia 27 de outubro, anualmente. 

Justificativa da Data:
A escolha da data homenageia João Ferreira Annes d'Almeida, nascido em 1628 em Várzea de Tavares, Portugal. João Ferreira de Almeida como era conhecido foi um ministro pregador da Igreja Reformada nas Índias Orientais Holandesas, reconhecido especialmente por ser o primeiro tradutor da Bíblia para a língua portuguesa.

Comissões Permanentes e Reunião:
Após análise do projeto pelas Comissões Permanentes optou-se em convidar os pastores de Rio Azul para uma reunião a fim de decidir conjuntamente se a data indicada estaria de acordo com as lideranças evangélicas. A reunião ocorreu às 13h desta quinta-feira (06), no plenário Professor Eloy Pissaia, e contou com a presença das vereadoras, Ana Rita Boni, Jussara Martins, vereadores Edson Paulo Klemba, Felipe Cheremeta, Sebastião Soares e o vereador Sergio Mazur, além dos pastores Antônio Antunes Dos Santos, Francisco das Chagas Medeiros, Osnir Medeiros e Adão Borcate.

Após uma rápida discussão, os pastores em consenso decidiram manter o dia 27 de outubro, por ser uma data única e específica para os evangélicos.

Tramitação:
O projeto agora seguirá para apreciação, discussão e 1º votação pelos vereadores, que decidirão se aprovam ou não o referido projeto. A data da votação ainda não foi definida, dependendo da decisão do presidente da Câmara, Mariano Vicente Tyski, sobre quando colocará o projeto em pauta.

 Conclusão:
O "Dia do Evangélico" poderá se tornar uma data oficial no calendário de Rio Azul, promovendo o reconhecimento e a celebração da comunidade evangélica local. A decisão agora está nas mãos dos vereadores, que avaliarão o projeto nos próximos dias.